“Mandamentos do Comercial”

Trabalho com vendas há 13 anos, e ao longo deste tempo pude absorver grandes experiências que fortaleceram o desafio diário, deste departamento tão importante e fundamental em toda Empresa.

Bastante complexa, as rotinas são organizadas para que tudo leve ao sucesso da Empresa e sua solidificação no mercado, e ter uma equipe unida e bem orientada faz deste caminho um grande e prazeroso desafio.

Quando se tem uma equipe estruturada, com suas funções distribuídas, podemos notar que assim como uma engrenagem, tudo começa a fluir e andar numa mesma direção, fortalecendo o departamento e gerando um vínculo fundamental que resulta em bons frutos.

Para toda a Equipe é muito importante que o acompanhamento seja realizado periodicamente, dando a todos o suporte e a segurança necessária para a tomada de decisões nas negociações, que são sempre diferentes e devem ser analisadas pontualmente.

Com tudo que estamos vivenciando nos últimos meses, foi necessário que não só o Comercial, mas todos os departamentos se reinventassem e descobrissem novas maneiras de trabalhar e superar os percalços destes momentos, compartilhando conhecimentos e experiências.

Seguindo este raciocínio existem alguns pontos que gosto muito de rever sobre Vendas, eu costumo chamar de “ Mandamentos do Comercial” pois são resumidamente dicas para toda a equipe memorizar e sempre que possível colocar em prática, são estes abaixo elencados:

1-O poder da Atitude Diária: São boas práticas na rotina de um vendedor, que o deixam mais próximo de alcançar suas metas e objetivos como profissional.

2-O poder da Crença: Quando você acredita no seu potencial, naquilo que representa e na sua empresa, fica mais fácil ganhar a confiança de quem está do outro lado.

3-O poder da Autoconfiança: Este vem de pensar em vitórias já conquistadas, as que pretendemos alcançar, que são nada mais que o “Construtor” de confiança interna, sobre tudo que fazemos e o que representamos.

4-Pense no sim: Quando você pensa que consegue alcançar seus objetivos, captar mais vendas, verticalizar sua marca, está caminhando para que isso aconteça.

5-O poder do Controle nas Conversações: Mantenha-se atento a necessidade do cliente e encaixe perguntas pertinentes assumindo o controle da venda.

6-O poder da Preparação: Entender a necessidade do cliente e se colocar ao lado do mesmo, pois assim ambos saem ganhando na negociação.

7-O poder da criatividade: Seu cliente quer saber o que o deixa diferente do concorrente, a criatividade pode deixar isso evidente a ele.

8-O poder de ser memorável: Quando os vendedores fazem coisas memoráveis, unem sua paixão com a paixão do cliente e conseguem  um impacto na percepção  dele, sua empresa e seu produto.

9-O poder do valor: Você precisa dar valor a seu cliente em primeiro lugar, o sucesso depende do resultado de suas vendas, e isso só é possível quando se atinge a parceria com todos eles.

10 –O poder da Educação continuada: É essencial que sejam preparados, treinados e contudo atualizados, pois o “Vendas” é um departamento que tem sempre um desafio novo e nunca pode estacionar.

Você pode desenvolver uma nova postura ou apenas agregar aos seus conhecimentos, mas uma coisa é certa, não espere para colocar em prática atitudes positivas que podem levar ao sucesso profissional.

Empodere suas vendas, ouça bastante, construa Rapport com seus clientes, tenha atitude de vencedor, conheça seu mercado e sobretudo VENDA MAIS.

SUCE$$O!

Agradeço, espero que estas palavras sejam encorajadoras para todos.

Juliana Cristina Pittoli

Analista Comercial – Engimplan a Materialise Company

Comentários

Comentários