A Engimplan contribui para o desenvolvimento profissional de seus colaboradores.

É indubitável a importância de um segundo idioma para nossa qualificação profissional. Na Engimplan, a consciência sobre esta necessidade fez crescer no ano passado, quando a empresa passou a fazer parte do grupo internacional belga Materialise, pioneiro na utilização da impressão 3D para a fabricação de produtos médicos.

Desde então, a presença de estrangeiros se tornou rotina nas dependências da empresa e, mesmo sendo provenientes da Bélgica – cujos idiomas nativos são o holandês, o francês, o flamengo e o alemão – a comunicação entre os colaboradores se deu, inevitavelmente, por meio do inglês. Foi aí que passei a fazer parte desta história.

Sou formada em Relações Internacionais e pós graduada em tradução e interpretação no par de idiomas português-inglês. Leciono inglês desde 2013 e atuo como tradutora e intérprete desde 2015. Em 2019, dei início às atividades da WK Traduções, uma empresa que oferece serviços de tradução e interpretação às mais variadas necessidades do mercado.

Meu primeiro contato com a Engimplan aconteceu em setembro do ano passado, quando fui chamada para fazer a interpretação simultânea de um dos inúmeros treinamentos que os colaboradores da empresa receberam diretamente dos colaboradores da matriz. Daí surgiu o convite: “Você dá aulas de inglês?”

Juntamente com a equipe de Recursos Humanos, iniciamos o Projeto Você Bilíngue, que consiste em oferecer aulas de inglês, ali mesmo na empresa, para todos os seus colaboradores. O projeto foi oferecido para 100% dos colaboradores, desde a produção até o quadro diretor. Os interessados passaram por um nivelamento, para que as aulas fossem especialmente direcionadas às suas necessidades. Seguindo este mesmo pensamento, desenvolvemos material didático próprio e exclusivo para as aulas na Engimplan.

Hoje, o projeto compreende 70% dos colaboradores da empresa, e segue firme, mesmo em meio à pandemia. Todas as oito turmas de alunos foram mantidas em sua configuração original, e as aulas passaram a ser oferecidas on-line, em horários mais flexíveis para atender a nova realidade da empresa e de seus colaboradores.

Mesmo em pouco tempo de projeto, já podemos sentir bons resultados na interação dos colaboradores brasileiros e dos visitantes belgas, que, certamente, se intensificarão ainda mais com o passar o tempo. Enquanto isto, seguirei firme na missão de mostrar aos meus queridos students a importância do inglês em suas vidas profissional e pessoal, compartilhando com eles a satisfação que é conhecer esta ferramenta de comunicação tão maravilhosa, que nos permite conversar e entender pessoas com visões, culturas e histórias tão diferentes das nossas.

Ana Clara Klein – English teacher at Engimplan – a Materialise Company

Comentários

Comentários